top of page

Mindfulness

Programa de 8 semanas

O programa de mindfulness que ofereço é uma adaptação do Mindfulness-based Cognitive Therapy (MBCT - Oxford Institute), incorporando elementos importantes de todo tratamento orientado a trauma e dissociação, apoiado pelo modelo de Trauma-Sensitive Mindfulness (David Treleaven).

Todo o processo é pensado para que a experiência seja previsível, segura e flexível às necessidades de cada pessoa. Não acredito que há uma forma certa de praticar mindfulness; nossa prioridade é sempre atender ao que nosso corpo pede a cada momento, e isso pode estar mais ou menos alinhado com as diretrizes clássicas da MBCT.

Abaixo está o conteúdo temático de cada sessão ao longo das 8 semanas. É fornecido um material de apoio com explicações teóricas, recursos práticos e sugestões de como incorporar os conceitos praticados em sua rotina. 

1º sessão - Consciência e Piloto Automático: Janela de Tolerância para Emoções Difíceis

No modo piloto automático, padrões ruminativos e comportamentos repetitivos dominam nossa rotina, não dando espaço para uma escolha consciente.

Nossa primeira sessão tem como objetivo aprender a reconhecer nossos estados internos e aprender sobre como nos mantermos dentro da nossa "janela de tolerância" de emoções, percebendo nossos estados sem nos desorganizarmos emocionalmente.

2º sessão - Vivendo em Nossas Cabeças: Redirecionando Recursos no Corpo

O padrão do nosso cérebro é reconhecer dados e racionalizar as situações para que possamos nos sentir seguros.

Nessa sessão, começamos a construir uma inteligência corporal e ampliamos nossa percepção do corpo como um instrumento de regulação. Aprendemos a redirecionar o foco para zonas do corpo nas quais percebemos estabilidade, encontrando nossa estrutura interna para lidar com os desafios da vida.

3º sessão - Recolhendo a Mente Dispersa: Reconhecendo Segurança no Momento Presente

A mente frequentemente se dispersa e retorna às lembranças traumáticas do que já vivemos.

Nessa sessão, iremos trabalhar a capacidade de nos mantermos no momento presente e diferenciá-lo do passado. Focamos em identificar recursos de segurança no aqui-e-agora para ancorarmos nossa mente apenas nisso, nos dando oportunidade de experienciar uma sensação de reasseguramento. 

4º sessão - Reconhecendo a Aversão: Identificando A Espiral do Estresse

Podemos nos ver presos em um ciclo de intrusões de experiências ruins que nos levam a um acionamento do nosso sistema de luta-e-fuga ou, em casos mais extremos, a um estado de desconexão com a realidade.

Nessa sessão, iremos compreender o que leva o corpo a acionar esses mecanismos de defesa ao identificar gatilhos que nos levam para esse padrão habitual de resposta. Com isso, podemos construir um plano de segurança para esses momentos aversivos.

5º sessão - Permitindo / Deixando que Seja: Fortalecendo Nossa Resiliência

Não temos controle necessariamente do surgimento de um pensamento, sentimento ou sensação física, mas podemos mudar nossa atitude diante deles.

Essa sessão é voltada para o fortalecimento da nossa percepção de controle sobre os estímulos internos, dado que nós sempre podemos fazer uma escolha de como reagimos ao que emerge. Se ao invés de remarmos contra a correnteza, apenas usarmos o ritmo dela para agir a nosso favor, retomamos o controle do nosso estado interno. Não lutar contra é a forma mais rápida de deixar algo ir.

6º sessão - Pensamentos Não São Fatos: Reconstruindo Nossa Narrativa

A todo momento, estamos construindo uma história em nossas cabeças sobre passado, presente e futuro. A partir do momaento que ganhamos consciência sobre essa construção, podemos alterá-la da maneira que nos for conveniente.

Nessa sessão, reconhecemos qual narrativa estamos criando em nossa mente e aprendemos a reconstrui-la de forma mais acurada e compassiva. Não inserimos elementos ficcionais mas, sim, resgatamos fatos que reforçam nossa capacidade de sobrevivência.

7º sessão - "Como Eu Posso Cuidar Melhor de Mim Mesmo?": Uma Construção de Futuro

O princípio básico da mudança do comportamento humano é a ação orientada. Quando nos damos conta de que tudo que treinamos será fortalecido em nossa mente, temos a chance de fazer diferente. Ao hipotetizar situações futuras, podemos fazer um planejamento de ações de autocuidado e, assim, nos apropriamos do controle que temos sobre as nossas atitudes.

Nessa sessão, construiremos uma lista de ações que têm como foco um autocuidado eficaz.

8º sessão - Mantendo e Estendendo Novos Aprendizados: Se Apropriando da Sua História

Aprimoramento pessoal é uma trajetória para toda a vida.

Essa sessão tem como objetivo reforçar todos os aprendizados ao longo do programa, reconectando mente e corpo dentro de uma percepção de força, competência, segurança. Aqui vamos lembrar que o maior recurso que precisamos para viver uma boa vida é a nossa consciente. Enquanto permanecermos atentos às nossas escolhas, escrevemos uma história em que somos protagonistas. 

bottom of page